Pirâmide da Mobilidade: os benefícios de se investir em sustentabilidade e qualidade de vida
A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, e o crescente fluxo de pessoas […]
Por Granja Marileusa
12 julho 2019 - 11:20 | Atualizado em 12 julho 2019 - 11:47
As principais empresas de tecnologia do mundo estão sediadas em um tipo de espaço que tem se tornado referência em inovação: o polo tecnológico. São vários pelo mundo e cada um tem a sua particularidade, mas todos são conhecidos pela alta produção de conhecimento, networking e criação tecnológica.
Mas nem todo mundo sabe exatamente como o polo tecnológico pode auxiliar uma empresa a melhorar sua atividade, nem por que se trata de uma tendência tecnológica que não dá para ignorar . Por isso, mostraremos agora quais as vantagens que um polo tecnológico traz para a sua empresa, além de exemplos desses locais no Brasil e no mundo. Confira!
O polo tecnológico não é nada de outro mundo e está mais próximo da realidade de qualquer empresa tecnológica que queira contar com um espaço de inovação e troca de informações com outras companhias, práticas essenciais para crescer no setor.
Um polo tecnológico é um centro que conta com empresas de tecnologia que formam um sistema aberto, coordenado, conectado e que proporciona a melhor experiência possível aos seus integrantes. A criação desse espaço no Brasil integra a Lei de Inovação Tecnológica nº 10.973.
Esses locais também são chamados de distritos de inovação que abrigam startups, corporações, espaços para eventos, salas comerciais, universidades, espaços residenciais e uma boa infraestrutura para abranger tudo isso e muito mais.
Imagine a sua empresa se desenvolvendo em um ecossistema de inovação, cercada de startups, incubadoras, aceleradoras e outras empresas de tecnologia? Já pensou no networking e nas possibilidades de negócio em um ambiente como esse?
Essa é apenas uma das principais vantagens de trazer a sua empresa para um polo tecnológico. Além disso, é a oportunidade de contar com uma boa localização para a sua equipe, com uma infraestrutura que permita a cada um ter mais qualidade de vida, o que impacta positivamente o rendimento do time.
Outra vantagem é financeira: entre os benefícios a quem integra um polo de inovação estão, por exemplo, alíquota mínima do Imposto Sobre Serviços (ISS) em 2% nos serviços de TI, a isenção de IPTU durante 10 anos e a isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na compra de área no polo.
É o maior exemplo de polo tecnológico do mundo. Com origem no final dos anos 30, o Vale do Silício é formado por uma série de cidades que abrigam companhias do tamanho de Apple, Google, Facebook, Netflix, Oracle, Intel, Eletronic Arts, Microsoft e muitas outras.
A terceira maior cidade da Índia abriga seu próprio Vale do Silício. Bangalore concentra 35% dos profissionais de TI do país e conta com o apoio de empresas como Microsoft e HP. Já esteve no top 15 de melhores lugares do mundo para se abrir um negócio.
A cidade israelense abriga escritórios de companhias como Google, Amazon e Facebook. Além disso, é uma das cidades com maior concentração de startups per capta do mundo e é referência em inovação, com diversas tecnologias sendo produzidas na região.
Com a missão de ser um ecossistema de inovação, o polo tecnológico do Tecnopuc está localizado na região de Porto Alegre/Viamão, no Rio Grande do Sul, e conta com mais de 6,5 mil postos de trabalho e 150 organizações, entre elas diversas startups, parceiros institucionais e internacionais.
O Parque Tecnológico de São José dos Campos conta com startups, pequenas e médias empresas e companhias como Airbus, Boeing e Embraer, além de instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). São mais de 300 empresas e entidades.
Projeto urbanístico com foco em tecnologia, o Granja Marileusa foi ratificado como um polo tecnológico de 250 mil m² que conta com centro de negócios, startups e grandes corporações entre seus diferenciais. Além disso, integra também espaços de convivência e residenciais que, aliados à boa infraestrutura de deslocamento, permitem que a região tenha tudo o que uma empresa de tecnologia precisa para deslanchar. Um grande diferencial desse polo tecnológico é que ele tem uma infraestrutura totalmente pronta para receber as empresas.
Agora que você sabe o que é um polo tecnológico, que tal aprender mais? Veja agora o que são as dores do crescimento e como resolvê-las na sua empresa: clique aqui!
A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, e o crescente fluxo de pessoas […]
Ciência e tecnologia são áreas indispensáveis quando pensamos em inovação. Isso porque as duas possibilitam a criação de inovações que […]
O mercado é regido pela volatilidade. Por isso, cada vez mais, as empresas estão buscando novas metodologias para terem seus […]