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Por Granja Marileusa
07 agosto 2019 - 10:15 | Atualizado em 07 agosto 2019 - 15:01
A prospecção de clientes é reconhecida por diversas empresas como a base para manterem-se competitivas no mercado. Com as conversas de vendas cada vez mais focadas no consumidor é necessário que o processo de prospecção mantenha-se sempre atualizado. Por isso, desenvolver técnicas e processos de prospecção a fim de fazer um possível cliente evoluir na jornada é fundamental para o crescimento das empresas.
Neste post vamos explicar o significado de prospecção de clientes, sua importância e como fazê-lo de maneira eficiente. Vamos lá?
A prospecção de novos clientes é um processo que tem como objetivo aproximar-se do público alvo da empresa. Prospecção significa pesquisar de maneira estratégica para identificar potenciais consumidores que terão interesse no seu produto ou serviço. Para que, por exemplo, ao invés de abordar 100 pessoas em um dia e converter um cliente, ter uma base com 10 contatos qualificados para concretizar uma, ou mais, vendas.
A prospecção é o processo inicial de um funil de vendas, por isso importante que seja estrategicamente desenhado para garantir a eficácia e otimização das abordagens comerciais. Lembre-se que é nesta etapa que a conquista de um novo cliente começa.
A prospecção é uma parte importante do processo de vendas, pois ajuda a desenvolver o pipeline de clientes potenciais. Dessa forma a base do seu pipeline de vendas estará sempre cheio, contribuindo para a manutenção do foco nos prospects corretos.
Contatar continuamente novos leads para vendas possibilita a contínua perspectivas de vendas e maior controle sobre projeções futuras. Uma vez que um fluxo constante de clientes começa a existir, é necessário cuidar da base para que todo o ciclo continue.
Dessa forma a prospecção de clientes é um ponto crucial de um negócio. Se ele já está em crescimento, o segredo para mantê-lo em crescimento é a contínua prospecção de vendas. Assim, mesmo em tempos difíceis, como recessão, os impactos sofridos pela organização são menores por haver uma base sólida de clientes e leads altamente qualificados.
Como já dito, fazer a prospecção de clientes é um processo que precisa ser estrategicamente planejado. O primeiro passo é definir o perfil do cliente ideal, a persona da sua empresa. Com a definição destas características, a comunicação, relacionamento e processos podem ser criados para atrair pessoas com perfil semelhante.
Além de contribuir para a etapa inicial de atração e relacionamento, a partir das características definidas é possível elaborar uma matriz de qualificação. Ou seja, formalizar os leads para focar a atenção naqueles com maior potencial de conversão em vendas.
Identificados os potenciais clientes, não deixe de manter uma cadência de comunicação. Follow-ups assertivos, bem construídos e realizados no momento correto não deixa sua empresa ser esquecida e possibilita o avanço do lead no funil de vendas.
Os recursos digitais são excelentes para a etapa de atração, mas não deixe de frequentar ambientes que proporcionem o relacionamento entre empresas. O networking além de contribuir para o relacionamento mais próximo, também possibilita as indicações e trocas de informações, fortalecendo a presença da sua empresa no mercado.
Sabendo que a prospecção de clientes é um fator importante para as empresas, estar inserido em locais que facilite este processo é fundamental. Conheça o Granja Marileusa e descubra como o distrito de inovação pode potencializar suas prospecções. Descubra, também, neste ebook o segredo do sucesso das grandes empresas de tecnologia.
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