Viver inteligente: como as Smart Cities estão transformando o mercado imobiliário
Impulsionadas por avanços tecnológicos e um olhar renovado para a sustentabilidade, as smart cities estão redefinindo não apenas como […]
Na prática, as IAs e as novas tecnologias estão desafiando as fronteiras do possível e influenciando desde a concepção até a execução de projetos imobiliários. Nesse artigo, você vai mergulhar um pouco mais no tema e conhecer seus benefícios práticos.
Por Granja Marileusa
12 dezembro 2023 - 09:52 | Atualizado em 12 dezembro 2023 - 09:58
O que antes parecia exclusividade de projetos futuristas e filmes de ficção científica hoje já se faz presente na realidade de muitas pessoas e empresas: a inteligência artificial (IA) chegou para ficar e transformar negócios.
Na prática, as IAs e as novas tecnologias estão desafiando as fronteiras do possível e influenciando desde a concepção até a execução de projetos imobiliários. Nesse artigo, você vai mergulhar um pouco mais no tema e conhecer os benefícios práticos dessas aplicações inovadoras.
À medida que avançamos em uma era digital, o potencial da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) na construção civil parece ilimitado.
Mais que uma ferramenta para simplificar tarefas, uma GenAI bem empregada pode ser uma mente criativa que contribui para a evolução da engenharia, arquitetura, urbanismo, marketing e vendas no mercado de imóveis de médio e alto padrão. Ela nada mais é do que um recurso programado para criar novos conteúdos, como textos, imagens e áudios com base em dados e treinamentos preexistentes.
É por meio das novas tecnologias, por exemplo, que bairros planejados e cidades inteligentes crescem exponencialmente ao redor do planeta e se tornam mais atrativos para famílias à procura de um lar. Nesses ecossistemas, as soluções digitais são empregadas desde o Masterplan e análise de dados, até o paisagismo, sistema de segurança, captação de recursos e expansão das ruas.
Vale reforçar ainda que a tendência de crescimento continua. Uma pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Academia Fiesc de Negócio mostra que o mercado mundial de tecnologias voltadas para as cidades inteligentes deve saltar dos 511,6 bilhões de dólares (em 2023) para 1 trilhão de dólares em 2027.
Masterplan integrado
Imagine como seria dispor de um sistema completo, intuitivo e inteligente que auxilia um time de engenharia e urbanismo na concepção de um Masterplan. Essa já é uma realidade.
Há ferramentas sendo desenvolvidas e aplicadas no mercado imobiliário capazes de planejar, desenhar e simular o crescimento de espaços urbanos de convivência. Nesse cenário, a IA segue as orientações humanas e prevê, entre outros aspectos, a mobilidade urbana, segmentação de terrenos, tempo de caminhada da população, segurança, eficiência energética e uso misto de espaços.
Gestão de Projetos
Espinha dorsal da construção civil, a gestão de projetos também se beneficia com as novas tecnologias.
A inteligência artificial generativa está se tornando uma aliada estratégica nesse aspecto, definindo cronogramas de obra, antecipando desafios, prevendo a demanda por materiais e otimizando a alocação de recursos. Isso não apenas garante a conclusão bem-sucedida de empreendimentos, mas também contribui para a redução de custos e o cumprimento de prazos com garantia de qualidade.
Processamento de dados em real-time
Já ouviu falar no City Brain (ou “cérebro das cidades”)? Esse é um sistema da chinesa Alibaba que mescla big data, computação em nuvem, inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes para monitorar dados de uma cidade em tempo real, compartilhando insights valiosos para a segurança, mobilidade e qualidade de vida da população.
O City Brain foi criado para resolver os problemas de engarrafamento no trânsito de Hangzhou, na China, e já conseguiu impulsionar uma queda de cerca de 15% nos congestionamentos em seu primeiro ano de uso experimental. Na prática, ele consiste na aplicação de câmeras de monitoramento, sensores em cruzamentos e dados de GPS que, uma vez unidos, geram dados processados por um computador e entregues para os órgãos competentes tomarem suas decisões.
Vale mencionar também que o “cérebro das cidades”, com sua inteligência artificial, é capaz de processar os dados e, automaticamente, coordenar os sinais de trânsito na localidade, aperfeiçoando o fluxo de veículos e pessoas com mais agilidade e segurança.
Experiência do comprador
Especialmente em mercados de luxo, médio e alto padrão, empresas também estão apostando no uso das tecnologias para impulsionar suas vendas. O diferencial? A experiência.
A inteligência artificial está introduzindo a realidade virtual e aumentada para proporcionar uma vivência imersiva na visualização de propriedades. Hoje, potenciais compradores já podem explorar virtualmente cada detalhe de seu novo imóvel, desde a planta até os acabamentos, antes mesmo de pisarem fisicamente no local.
Com tantas evoluções e revoluções no radar, cabe às desenvolvedoras, incorporadoras, imobiliárias e demais profissionais do mercado mergulharem em conteúdo de valor sobre o assunto. A Inteligência artificial generativa no mercado imobiliário caminha a passos largos para redefinir a forma de empreender e criar negócios, seja pela transformação dos projetos ou incremento de soluções em design, big data, comunicação e receita.
Referência nacional em novo urbanismo e comunidades planejadas, o Granja Marileusa acompanha as tendências do mercado e investe em tecnologias que beneficiam os negócios e as pessoas.
O bairro é conhecido por ser um polo tecnológico, distrito de inovação e centro de estudos que elevam a experiência de morar, viver e trabalhar em um único lugar, perto de tudo o que se precisa no dia a dia.
Um dos principais exemplos está no comprometimento com a segurança. O bairro tem câmeras de videomonitoramento espalhadas pelas ruas e praças, além de um sistema inteligente que lê as imagens e identifica a quantidade de veículos que trafegam pelas ruas.
Além disso, por meio do aplicativo AME Segurança, quaisquer moradores, trabalhadores e visitantes dentro do bairro podem registrar ocorrências, compartilhar sua geolocalização e acionar um botão de urgência que, imediatamente, reporta o caso aos órgãos de segurança para que os mesmos atuem em direção às coordenadas do aparelho.
Vale ressaltar que outras inovações aliadas às inteligências artificiais e inteligências artificiais generativas estão por vir com benefícios diretos para quem escolhe investir no futuro com o Granja. Fique por dentro das novidades em primeira mão clicando aqui.
Impulsionadas por avanços tecnológicos e um olhar renovado para a sustentabilidade, as smart cities estão redefinindo não apenas como […]
O Distrito de Inovação é o novo modelo urbano que está surgindo com o objetivo dar qualidade de vida e […]
Ciência e tecnologia são áreas indispensáveis quando pensamos em inovação. Isso porque as duas possibilitam a criação de inovações que […]