Trincheira na avenida Afonso Pena vai beneficiar Granja Marileusa

Obra, que durou 1 ano e meio, será inaugurada na quarta-feira, 23, pela Prefeitura  

Por Apoio Atendimento

16 abril 2025 - 16:10 | Atualizado em 16 abril 2025 - 16:46



Crédito das fotos: Selma Silva/Granja Marileusa

Está marcada para o dia 23 desde mês, às 10h, a inauguração da trincheira da avenida Afonso Pena, sob a linha férrea, no bairro Alto Umuarama, na zona leste de Uberlândia. A solenidade contará com a presença do prefeito Paulo Sérgio Ferreira e de outras autoridades municipais.  

A construção da trincheira teve início no fim de 2023 e faz parte do programa Uberlândia Integrada 3 que, nesta etapa, contou com um orçamento de R$ 74 milhões para diversas obras. O bairro mais próximo e que mais será beneficiado com a nova obra viária é o Granja Marileusa.   

Com o funcionamento da nova estrutura, serão invertidas as mãos de direção de um trecho das avenidas Afonso Pena e Floriano Peixoto, até a entrada do bairro, o único trecho que hoje tem sentido contrário ao do restante das duas vias, desde onde elas se iniciam, no Centro da cidade. A mudança proporcionará maior fluidez, praticidade e agilidade ao sistema de tráfego do local.   

Diariamente, a entrada do bairro Granja Marileusa recebe um fluxo de 16 mil veículos. “Esta nova infraestrutura de acesso vai trazer mais conforto no trânsito para moradores, empresários, trabalhadores e famílias que acessam o bairro para utilizar diversos serviços, principalmente as duas escolas, que recebem por dia mais de 1.500 famílias”, disse o diretor-presidente da Granja Marileusa Desenvolvedora, Frederico Dias Marques. 

Leandro Nazareth Souto é dono de um bar e também trabalha em empresa no bairro, para onde se desloca diariamente. Conforme avalia, as mudanças nas vias de trânsito vão evitar o gargalo que se forma nos horários de pico, gerando mais rapidez para os motoristas. “Se tornará mais simples chegar e sair do bairro”, afirmou.  

Outros bairros beneficiados pelas mudanças são Umuarama, Alto Umuarama, Buritis e Aclimação. Conforme informou a Prefeitura, haverá inclusive alteração em seis linhas de ônibus que saem do Terminal Umuarama e que não precisarão circular pelo bairro Custódio Pereira, tendo a trincheira para fazer os itinerários.    

 

Homenagem 

A trincheira da avenida Afonso Pena vai homenagear Norberto Carlos Nunes de Paula, um nome de destaque do Legislativo e do Executivo uberlandenses. Engenheiro civil de formação, ele foi vereador por quatro mandatos, exerceu diversos cargos ligados à administração municipal e, quando faleceu, em fevereiro de 2024, comandava a então Secretaria Municipal de Obras.  

Norberto Nunes também acompanhou grandes construções na cidade, como a do Estádio e do Parque do Sabiá e do Centro Administrativo Virgílio Galassi. Um entusiasta do desenvolvimento da cidade, ele chegou a participar do início da execução do projeto de construção da trincheira que exibirá seu nome para todos que passarem pelo local.      

Avenidas 

Após a abertura da trincheira construída a aproximadamente 600 m do final da avenida Afonso Pena, o bairro Granja Marileusa terá acesso direto por esta via, que nasce na praça Clarimundo Carneiro e avança em direção à zona leste. A avenida termina na Rotatória dos Flamboyants, já no Granja Marileusa.        

Outra das principais vias da cidade, a Floriano Peixoto, será a principal via de saída do bairro, sentido Centro. O que pode ainda ser novidade para parte da população é que esta avenida, que nasce na praça Rui Barbosa (conhecida como Praça da Bicota), corta todo o Granja Marileusa, numa extensão de aproximadamente 3 quilômetros dentro do bairro, sendo a maior parte de mão dupla, até terminar, no Anel Viário Leste.  

Outra curiosidade é que, embora a avenida tenha seu início no centro da cidade, a mão de direção (com exceção do trecho que corta o Granja Marileusa, que é mão dupla, como já mencionado) é inversa à evolução da numeração dos imóveis. 

Enquanto na avenida Afonso Pena, o sentido do fluxo do trânsito acompanha o crescimento da numeração, do 01 até quase 6 mil, a Floriano Peixoto decresce de um número superior a 7 mil, próximo ao anel viário, até o número 08, em frente à praça Rui Barbosa.                    

Parque do Sabiá  

Inauguradas no dia 10 deste mês, a trincheira Bádue Morum Bernardino e o prolongamento da rua Haia – ao fundo do bairro Custódio Pereira, interligando as avenidas Rui de Castro Santos e Sacadura Cabral ao bairro Tibery – também trazem benefícios diretos ao Granja Marileusa, aos demais bairros da zona leste e aos usuários do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato 

Agora, para terem acesso ao Parque do Sabiá, por exemplo, os moradores do Granja Marileusa e adjacências não precisarão passar pelo interior dos bairros Custódio Pereira e Tibery, até a entrada pela rua Haia, ou seguirem até o viaduto da BR-050 para entrarem pelo bairro Santa Mônica. Da avenida Sacadura Cabral, no bairro Alto Umuarama, os motoristas já acessam a rua Haia e chegam dentro 2 a 3 minutos à entrada do parque.