Pirâmide da Mobilidade: os benefícios de se investir em sustentabilidade e qualidade de vida
A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, e o crescente fluxo de pessoas […]
Por Granja Marileusa
15 outubro 2021 - 10:44 | Atualizado em 17 dezembro 2021 - 10:56
Ciência e tecnologia são áreas indispensáveis quando pensamos em inovação. Isso porque as duas possibilitam a criação de inovações que permitem superar diversos desafios nos mais diferentes campos. Assim, quando falamos em cidades, bairros planejados são bons exemplos do uso de ciência e tecnologia para resolver problemas.
Isso porque há uma série de obstáculos que qualquer cidade deve enfrentar em setores como habitação, lazer e áreas comerciais. Por isso, soluções que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, permitir o crescimento sustentável de empreendimentos e utilizar recursos naturais de forma consciente são cada vez mais buscadas.
Tudo isso e muito mais está nos bairros planejados sustentáveis, que também podem formar um polo tecnológico atraente para empresas dos mais diferentes setores. Da mesma forma, essas áreas também são conhecidas como distritos de inovação e podem ser formados por:
Abaixo, saiba mais sobre o uso de ciência e tecnologia em polos de tecnologia. Também, veja exemplos desses recursos no Granja Marileusa, primeiro distrito de inovação em Uberlândia, Minas Gerais.
Os bairros planejados visam solucionar diversos problemas que são comuns ao crescimento das cidades. Isso é possível graças ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Dessa forma, é possível ter eficiência na gestão de recursos naturais e promover qualidade de vida, segurança e outras inovações que trazem mais oportunidades para empresas e pessoas.
Entre alguns recursos de ciência e tecnologia utilizados, podemos citar:
Tais benefícios podem ser encontrados em polos de tecnologia, distritos de inovação e bairros planejados como o Granja Marileusa.
O Granja Marileusa conta com o Brain, ICT do Grupo Algar, que visa criar uma série de inovações disruptivas para empresas. Nesse sentido, as áreas de atuação do Brain também estão relacionadas com Internet das Coisas (IoT), Segurança Cibernética, Cloud Computing e SD-WAN, tecnologia para o controle e automação de redes.
Outro exemplo no bairro é o Innovatti Center, edifício corporativo que utilizará energia fotovoltaica em suas áreas comuns. Da mesma forma, o espaço oferecerá tomadas para carros elétricos, torneiras com fechamento automático e elevadores inteligentes, o que permite melhor gestão de recursos naturais.
Por falar em carros elétricos, por meio da Alsol Energia Renováveis, o Granja Marileusa conta com pontos de recarga desse tipo de veículo para atender ao projeto MoovAlsol. O projeto trouxe para o bairro o primeiro sistema do Brasil de recarga de carros que tem como fonte total a energia solar.
Por fim, outra inovação tecnológica é o app AME Segurança, resultado da iniciativa da Associação de Moradores e Empresas do Granja Marileusa. Esse recurso aumenta a cobertura de segurança do bairro e utiliza automação e Inteligência Artificial (IA). Isto, para prevenir ou informar situações de acidentes de trânsito, princípios de incêndio e outras situações de perigo que podem acontecer no bairro.
Leia também: Sociedade 5.0: Granja Marileusa une segurança e IA no bairro
Todos os recursos oferecidos no bairro planejado permitem que empresas, moradores e investidores possam aproveitar os benefícios advindos do uso de ciência e tecnologia. Abaixo, citamos alguns deles:
Todas essas vantagens estimulam a convivência entre quem mora, trabalha ou visita um polo de tecnologia. Por isso, aproveite todas as vantagens e, principalmente, as oportunidades de investir em um bairro planejado sustentável e tecnológico. Veja por que fazer um investimento no Granja Marileusa!
A mobilidade urbana é um tema cada vez mais presente em nossa sociedade, e o crescente fluxo de pessoas […]
O mercado é regido pela volatilidade. Por isso, cada vez mais, as empresas estão buscando novas metodologias para terem seus […]
Inovar é essencial para as empresas de tecnologia sobreviverem. Uma das formas de estar à frente da concorrência e desenvolver […]